A Universidade de Évora integra primeiro Observatório de Turismo Sustentável no país.

O Alentejo vai ser a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor. O memorando de entendimento para a concretização do projeto foi assinado dia 01 de junho, na cidade de Évora, Hotel M`ar de Ar Muralhas, entre os cinco parceiros deste Observatório, onde se incluí a Universidade de Évora, no âmbito da Conferência Green Project Awards, dedicada ao Turismo Sustentável.

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, salientou que o observatório permite o “estudo” desta atividade, “de forma pluridisciplinar, por cientistas capacitados para o efeito”, entre a “Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos envolvidos”, que ao reunir “massa crítica de enorme qualidade e com trabalho demonstrado”, vai constituir “um verdadeiro exercício de transferência de Conhecimento”. A mesma ideia é defendida por Ana Mendes Godinho. A Secretária de Estado do Turismo considera este observatório “fundamental”, ao permitir agregar o “conhecimentos das Universidades e Politécnicos, em benefício da atividade turística”.

Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, trata-se de "um acordo muito feliz entre turismo e academia", que vai permitir ao Turismo de Portugal concretizar uma das medidas de sustentabilidade previstas na Estratégia Turismo 2027. Olhando para o futuro, pretende-se que, num período a dez anos, “a qualificação do setor possa chegar a 60 % da força de trabalho no setor do turismo”.

O Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo, é uma parceria entre o Turismo de Portugal, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém.

Published in 05.06.2017