Património Industrial: vetor para o desenvolvimento sustentável no espaço europeu

SEMINÁRIO ONLINE

A indústria esteve na origem da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que lançou as bases para a integração dos Estados e dos povos europeus que deu origem à União Europeia.

No entanto, o Património Industrial Europeu foi, até há bem pouco tempo, encarado como uma herança indesejada. Na sequência do abandono de muitas fábricas, minas e infraestruturas ligadas aos territórios da indústria, substituídas por novas e inovadoras técnicas, as instituições europeias viram-se perante a necessidade de desenvolver políticas que promovam a valorização do legado industrial da Europa.

Em 2019 o Conselho da Europa certificou a ERIH - European Route of Industrial Heritage. A Europeana.eu disponibiliza um repositório temático dedicado ao Património Industrial Europeu que conta atualmente com cerca de 890 mil itens. Os programas de financiamento para as áreas da cultura, património e indústrias criativas tem promovido o desenvolvimento de projetos que veiculam a salvaguarda e a valorização do Património Industrial no espaço europeu.

 

Data: 22 de novembro 2023, 18h

SESSÃO ZOOM

At 22.11.2023 | 18:00