XI SEMINÁRIO PERMANENTE SOBRE A INQUISIÇÃO
Da institucionalização do Santo Ofício: agentes, práticas e organização

Decorreu, no passado dia 12 de Dezembro, o XI Seminário Permanente sobre a Inquisição, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. 

A edição de 2019 pretendeu discutir a estruturação interna do tribunal, sob o título Da institucionalização do Santo Ofício: agentes, práticas e organizaçãoAs comunicações, dos dois convidados, desenvolveram-se em torno dos agentes inquisitoriais (ministros e oficiais), das suas carreiras e do modus operandi do tribunal.

 

Daniel Norte Giebels (CHSC-UC; CEHR-UCP) apresentou o trabalho que tem vindo a desenvolver sobre a reconstituição do quadro humano da Inquisição de Lisboa, caracterizando as diversas fases e conjunturas por que este tribunal passou e evidenciando o seu contínuo esforço de adaptação.
Bárbara Santiago Medina (Universidad Complutense de Madrid) centrou-se num grupo de agentes em particular, o dos notários e secretários do Santo Ofício castelhano. Demonstrou a importância do seu ofício enquanto agentes da escrita inquisitorial e guardiães do arquivo do Secreto, e sublinhou a relação direta entre o dever de segredo e o importante volume de informação a que estes tinham acesso.     Saiba mais...    
Published in 19.12.2019