III Congresso Internacional de História Local
Conceitos, práticas e desafios na contemporaneidade

Decorrerá, nos dias 02 e 03 de Outubro de 2019, na Universidade de Évora o III Congresso Internacional de História Local, dedicado ao tema "Conceitos, práticas e desafios na contemporaneidade".

Partindo dos desafios lançados a investigadores e estudiosos nas suas primeiras duas edições (Cascais, 2017 e Setúbal, 2018), o III Congresso Internacional de História Local pretende dar continuidade aos objetivos então traçados, procurando promover um espaço de partilha e reflexão interdisciplinar e comparada através do debate em torno de problemas, abordagem, metodologias e práticas de investigação, tendo em vista a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea. Da mesma forma, mantém o seu propósito de contribuir para uma reflexão em torno do seu conceito, problematizando uma questão que está por clarificar na historiografia portuguesa.

A história local, desde meados do século XIX, tem despertado o interesse de investigadores e curiosos que estudam o passado de uma determinada região ou comunidade com o propósito de lhes restituir a memória coletiva e individual. A nível científico, essa realidade verifica-se na multiplicação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento sobre temáticas relacionadas com a história local, potenciando um manancial de conhecimento científico inovador e uma nova vaga de historiadores interessados em trabalhar temas de diversas regiões.

As últimas duas edições mostraram a multiplicidade de estudos sobre as mais diversas temáticas no âmbito da história local, tendo convidado os seus participantes a pensar na sua prática, atentando na suas problemáticas, metodologias e relevância das análises locais e regionais para a historiografia contemporânea, mundial e nacional. Além de se apresentarem como uma oportunidade para a divulgação de investigações num «palco» mais amplo que a comunidade em que estão envolvidas, estes encontros têm ainda permitido a criação de uma rede de contactos entre historiadores locais, que aproveitam o Congresso para trocar ideias sobre processos de pesquisa nesta área.

Neste sentido, o III Congresso Internacional de História Local propõe-se continuar a manter o carácter anual e itinerante, criando as condições para uma reflexão mais aprofundada e um diálogo permanente entre a investigação histórica local e as comunidades onde estas investigações se inserem.

Organization: IHC-UNL | Cehfci-UÉvora | CIDEHUS - UÉvora
From 02.10.2019 | 09:00 to 03.09.2019