VII RESIDÊNCIA CISTERCIENSE S. BENTO DE CÁSTRIS
Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano

Nos dias 20 e 21 de Setembro de 2019 teve lugar a VII Edição da Residência Cisterciense no mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora organizada em parceria entre o CIDEHUS e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Laboratório HERCULES, da Escola de Artes da Universidade de Évora - FLAUTUÉ, do Centro de Estudos de História Religiosa, do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e dos Caminheiros de Évora.

Sob o tema Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano organizaram-se intervenções em torno de três painéis:  1. Possibilidades de trabalho com o património azulejar: da excelência do uso à riqueza iconográfica; 2. Restaurar, recuperar, divulgar: a ciência ao serviço do azulejo3. Dietas conventuais à lupa: do registo documental à análise material, que juntaram especialistas de variadas áreas, da Arqueologia à Química, da Música e Musicologia à História de Arte, da Antropologia à História, das Artes Decorativas aos Estudos de Cultura, da Biologia à Conservação e Restauro e à Arquitectura. Foi de acordo com esta visão integradora do Património que se assistiu a um conjunto de intervenções centradas, no dia 20, em torno do Azulejo e, no dia 21, às dietas no tempo histórico, com especial ênfase para as paleodietas.

 

A Conferência Inaugural foi proferida por Alexandre Pais, doutorado em Artes Decorativas e técnico superior principal na Direção Geral do Património Cultural/ Museu Nacional do Azulejo (DGPC-MNAz). O primeiro dia da Residência encerrou com uma visita às peças expostas no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo provenientes do Mosteiro de S. Bento de Cástris, tendo lugar no segundo dia uma Visita Guiada por Celso Mangucci aos azulejos do Colégio do Espírito Santo sob o tema De volta aos bancos da escola, nos azulejos do século XVIIIencerramento da Residência ficou marcado por um concerto na Sala dos Actos da Universidade de Évora pelo FLAUTUÉ Ensemble, coordenado por Monika Streitová, sob a direção do prestigiado Maestro Jean-Sébastien Béreau.

Saiba mais...

Published in 26.09.2019