VII Residência Cisterciense S. Bento de Cástris
Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano

Decorrerá, nos dias 20 e 21 de Setembro, a VII Residência Cisterciense S. Bento de Cástris, em Évora. 

O ano de 2019 marca a realização da VII edição da Resdiência cisterciense no mosteiro de S. Bento de Cástris que, pela sua natureza, formato e objetivos primaciais vem apostando na troca de saberes e experiências, na diversidade de abordagens, nas distintas apropriações dos espaços por formas de arte também distintas, na abertura à cidade/população e ao mundo académico. Cinema, dança, concertos, experiências musicais, workshops para diferentes públicos, instalações artísticas, pintura, exposições, em diálogo com a investigação, vêm marcando o terceiro fim de semana de Setembro em Évora desde 2013.


Partindo uma vez mais da parceria entre o CIDEHUS-UÉ e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a que este ano se juntam o Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda e, uma vez mais, o CEHR - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, com o ambicioso Tema "Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano", a VII Residência pretende congregar olhares que vão da análise laboratorial à prática arqueológica, da pesquisa histórica à investigação em musicologia, das potencialidades digitais para a salvaguarda e valorização do património às paleodietas, passando ainda pela realização de workshops. Este diálogo aposta ainda num caminhar pela cidade e pelas ofertas patrimoniais de que podemos usufruir, com especial ênfase no Museu de Évora (património proveniente do mosteiro de Cástris) e no Colégio do Espírito Santo (património azulejar), sentindo o Alentejo também na gastronomia regional, com os Caminheiros de Évora, e encerrando ao som das flautas, provando a importância dos quotidianos, dos sons e dos sabores, dos vestígios de natureza vária, para a construção da história dos lugares.

Painéis
1. Possibilidades de trabalho com o património azulejar: da excelência do uso à riqueza iconográfica
2. Restaurar, recuperar, divulgar: a ciência ao serviço do azulejo
3. Dietas conventuais à lupa: do registo documental à análise material

Como é habitual, a Residência Cisterciense S. Bento de Cástris encerra com um breve momento musical. Nesta sétima edição será o FLAUTUÉ Ensemble, dirigido pelo maestro Jean-Sébastian Béreau, no dia 21 de setembro pelas 16h30 no Colégio do Espírito Santo.

Este ano, há autocarro para o mosteiro! Verifique no Programa o local e o horário. 

Para mais informações consulte o website das Residências: http://residenciacisterciense.weebly.com 

INSCRIÇÕES ABERTAS
https://sge.uevora.pt/eventos/ver/722

Consulte o programa em anexo. 

 

Organization: CIDEHUS-UÉ | DRCAlentejo | Laboratório HERCULES | CEHR-UCP
From 20.09.2019 to 21.09.2019
Mosteiro de S. Bento de Cástris | Évora
Attachments