Paisagem e Património foram tema de workshop organizado pelo CIDEHUS

Decorreu, no dia 07 de junho, o workshop “Landscape & Heritage: Between Nature and Culture”.

O evento foi organizado por Nevena Tatovic, doutoranda do Programa Doutoral HERITAS-Estudos de Património, e contou com o apoio do CIDEHUS-UÉ e da Cátedra UNESCO em Património Imaterial da UÉ.

Com introdução da Antónia Fialho Conde (CIDEHUS-UÉ), o evento reuniu palestrantes internacionais que destacaram que o património e a paisagem existem sempre na sua ligação à comunidade, enfatizando o valor que as artes e o envolvimento da comunidade depositam nos esforços de preservação.
Bas Verschuuren (Universidade de Wageningen) apresentou alguns dos principais estudos de caso das investigações mais recentes do grupo IUCN CSVPA.  Ressalvou que a relação com o meio ambiente permanece profundamente enraizada nas sociedades, observando que “a própria paisagem requer uma compreensão da relação das pessoas com a natureza e a cultura”.
Refletindo sobre formas holísticas de ver o patrimónioColm Murray (The Heritage Council) discutiu o valor do património para a sociedade, apresentando exemplos de voluntariado e de participação comunitária na salvaguarda e preservação da paisagem, em projetos na Irlanda.

Filipe Themudo Barata (Titular da Cátedra UNESCO) que vem refletindo, há mais de 50 anos, sobre osignificado do património, referiu que cada pessoa constrói o seu próprio paradigma de património e depaisagem, concluindo que ambos os conceitos são indissociáveis e inevitavelmente mutáveis.
Cristina Brito (CHAM - NOVA FCSH) abriu a segunda sessão com uma comunicação sobre o conceito de paisagens marinhas, explorando a complexa ligação entre memórias, práticas e perceções na relação ambígua das comunidades indígenas com o oceano e suas heranças.
Eduardo Manuel Duarte (FBAUL) apresentou a perspetiva da História da Arte com uma abordagem representativa da paisagem de Sintra na pintura Romântica.
Apresentando um estudo sobre a gestão de recursos hídricos em Portugal no século XIX, a historiadora ambiental Cristina Joanaz de Melo (IHC - UNL) fechou o evento introduzindo uma questão para um debate mais aprofundado: “a paisagem identifica uma cronologia, um contexto histórico ou ambos?”.   Saiba mais...
Published in 23.06.2019