MARROCOS/PORTUGAL | História, Memória, Património

Universidade Ibn-Zohr (Agadir, Marrocos) recebeu, nos dias 14 e 15 e Fevereiro de 2019, a segunda edição do congresso Marrocos/Portugal, dedicada ao tema “História, Memória, Património”.

Após a primeira edição, celebrada em Évora nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2018, este congresso pretendeu, sob a mesma perspetiva, explorar a rica e prolongada relação entre Marrocos (e o Magrebe em geral) e Portugal (e a Península Ibérica em geral).
As relações luso-marroquinas apresentam características próprias, se comparadas com as estabelecidas entre Marrocos e outros Estados europeus, uma especificidade que tem deixado vestígios particulares na memória coletiva dos dois países.

O congresso articulou-se em torno dos seguintes eixos temáticosrelações militares, diplomáticas e económicasmedicina, ciência e nutriçãopatrimónio material e imaterialjudeus, moriscos e outras minoriaslínguas, literaturas e artes.
A vintena de comunicações apresentadas, ao longo dos dois dias de encontro, focou as relações históricas e culturais entre Marrocos e Portugal na longa duração, desde a época medieval à contemporaneidade. Foi debatida a presença e a herança patrimonial almóada e almorávida no sul da Península Ibérica; a presença comercial portuguesa em Marrocos a partir do século XVI; as relações politicas, diplomáticas e económicas entre os dois territórios ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX; tendo sido, igualmente, abordados temas como o colonialismo, a medicina e o património cultural alimentar.

As conferências inaugurais estiveram a cargo de Ahmed Bouchareb (FLSH, Université Mohamed V, Rabat) - “L’ouverture d’une factorerie royale à Asilah (1520): uneconséquence du déclin du commerce portugais à Santa Cruz do Cabo de Gué, à Safi et à Azemmour” e de Adel Yussef Sidarus (CIDEHUS-UÉvora) – “Regards luso-polonais sur le Maroc, La recherche persistante de Eva-Maria von Kemnitz (1950-2017)”.
A organização do congresso, partilhada entre o CIDEHUS-UÉvora e a Universidade Ibn-Zohr de Agadir, foi da responsabilidade do investigador Francisco Javier Martínez (CIDEHUS) e do professor Youssef Akmir (FLSH-Université Ibn-Zohr).
Estes encontros científicos dão corpo aos acordos de colaboração assinados, no ano passado, entre o CIDEHUS-Universidade de Évora e a Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Ibn-Zohr de Agadir. E intensificam os laços entre Marrocos e Portugal, no campo das humanidades e das ciências sociais, contribuindo para fomentar, num contexto global e do Mediterrâneo em particular, as iniciativas transnacionais no campo da investigação e da valorização cultural.

Saiba mais...

Published in 27.02.2019