O PROJETO 'Os Moinhos do rio Degebe: Contributos para salvaguarda da sua Memória' ESTÁ NO TERRENO

Financiado pelo OPP - Orçamento Participativo Portugal 2017 (Projeto Nº251), e desenvolvido no âmbito de um protocolo de cooperação entre a DRCAlentejo e o CIDEHUS-UÉo projeto terá uma execução de ano e meio e pretende salvaguardar a memória dos antigos moinhos do rio Degebe.

Rio Degebe nasce perto de Évora, é afluente do rio Guadiana e tem uma extensão de cerca de 75 Km, abrangendo os concelhos de Évora, Portel e Reguengos de Monsaraz. Ao longo das margens do rio contavam-se cerca de 30 moinhos hidráulicos que durante séculos caracterizaram a paisagem ribeirinha. São memória de uma atividade – a moagem – e de uma profissão – o moleiro – ligadas à produção e transformação de cereais desde os tempos mais remotos até aos meados do século XX.
Esta intensa atividade foi o elo de relações, de vivências e de inovações no seio das sociedades rurais.Os mecanismos de moagem constituíram elementos de grande significado para a economia local, pois abasteciam as comunidades de farinha para o fabrico do pão, base da alimentação no Alentejo. Um mundo que chegou ao fim com a implementação das tecnologias industriais, que condenaram os moinhos ao abandono.

Coordenado por Francisca Mendes, os trabalhos de campo deste projecto tiveram início em Novembro de 2018.

Os seus objetivos incluem: localização e identificação no terreno dos moinhos; levantamento de estruturas arquitetónicas e tecnológicas ainda existentes; registo fotográfico dessas estruturas; estudo e interpretação do património molinológico; comunicação, disseminação e partilha dos resultados com a sociedade, através de um website e outros meios de comunicação.

É urgente conhecer e registar este património, muito dele em risco, para o valorizar e divulgar, mostrando às atuais e futuras gerações as marcas do passado.

 

 

Published in 27.02.2019