História(s) da minha Escola

No passado dia 31 de janeiro, os alunos do 1º Ciclo da Escola de S. Mamede convidaram a professora Antónia Fialho Conde para falar da História do edifício onde diariamente tem aulas.

Os pequenos “habitantes”, do antigo Convento de Santa Mónica, mostraram-se atentos e fizeram perguntas incisivas.

O convento feminino de Santa Mónica de Évora resultou de um antigo beatério medieval (de finais do século XIV) que existia junto à igreja de S. Mamede. As instalações conventuais começaram a ser construídas, bem como a igreja, em 1421 e em 1512 é citado documentalmente como pertencendo à Ordem de Santo Agostinho. Encerrou em 1881 com a morte da última religiosa. O edifício teve múltiplos usos, conhecendo a construção adaptações sucessivas. Em 1992 a Universidade de Évora adquiriu parte do imóvel, nele instalando, no piso superior, os Serviços Académicos. No piso térreo permanece até aos nossos dias a Escola Básica do 1º Ciclo de São Mamede.

Attachments
Published in 07.02.2019