Jornadas Internacionais
A RECONQUISTA
Ideologia e Justificação da Guerra Santa Peninsular

Decorrerão, em Palmenla, entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro de 2018, as Jornadas Internacionais A Reconquista, dedicadas ao tema "Ideologia e Justificação da Guerra Santa Peninsular".

As Jornadas são organizadas pela Universidade Autónoma de Madrid e pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GeSOS) da Câmara Municipal de Palmela, e conta com o apoio do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ), do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH) e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

As presentes jornadas de carácter internacional recolhem o resultado da investigação do segundo ano de execução do projeto I+D Violência religiosa na Idade Média peninsular: guerra, discurso apologético e relato historiográfico (sécs. X-XV) HAR2016-74968-P.

A investigação centrou-se na relação entre memória histórica e historiografia, e hoje em dia não restam dúvidas sobre a importância que tem a perpetuação da memória – criada e recriada nos sucessivos momentos de evolução cultural - como marco de inteleção historiográfica.

A nossa análise centra-se na ideia e no conceito de Reconquista. Estamos, de facto, perante uma das construções mais operativas, dentre as que animaram, no quadro peninsular, o confronto entre cristãos e muçulmanos. Tentaremos clarificar perspetivas e fundamentar hipóteses em relação a um tema tão desgastado como necessitado de uma séria valorização historiográfica, de forma a situá-lo no lugar que lhe corresponde como discurso justificador muito efetivo. E, neste sentido, teremos bem presente as duas tradições, cristã e islâmica, em confronto, analisando as respetivas estratégias ideológicas em torno da narrativa reconquistadora.

Consulte o programa em anexo.

A participação é gratuita mediante inscrição prévia. Informações e inscrições: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt / Tel.: 212 336 640

Organization: Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GeSOS) da Câmara Municipal de Palmela | Universidade Autónoma de Madrid | Apoios: CIDEHUS-UÉ | IEM-NOVA FCSH | Rota de Vinhos da Península de Setúbal
From 29.11.2018 to 01.12.2018
09:00 | Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela