Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira atribuído a Andreia Maciel, investigadora do CIDEHUS

Andréia Maciel, investigadora do Laboratório de Demografia do CIDEHUS - UÉvora, foi a vencedora da 2ª edição do Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira, que distingue a melhor tese de doutoramento na área de Demografia e Estudos de População.

Esta é a segunda vez que a Universidade de Évora e o CIDEHUS recebem este galardão.

O prémio, concedido pela Associação Portuguesa de Demografia, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, foi atribuído por unanimidade ao trabalho “Baixa fecundidade: adaptação tardia às mudanças estruturais ou consolidação da preferência por famílias de padrões reduzidos?”

A tese em apreço conclui que "O declínio da fecundidade em Portugal foi primeiramente marcado por uma intensa redução do quantum (nº de filhos) e, a seguir, pelos efeitos do tempo – contínuo adiamento do nascimento dos filhos para idades cada vez mais tardias – e pelas motivações para a parentalidade, com uma crescente valorização dos filhos."

A entrega do prémio decorrerá na Universidade de Évora, dia 31 de Janeiro de 2019.

Published in 03.09.2018