Editado o nº4 da coleção Fontes & Inventários

Acaba de ser editado o nº4 da coleção Fonte & Inventários intitulado Os Regimentos de Évora e de Arraiolos do Século XV, da responsabilidade de Hermínia Vasconcelos Vilar.

Gabriel Pereira publica, pela primeira vez, os Documentos Históricos da Cidade de Évora, nos anos oitenta do século XIXNessa coletânea, o autor recolhia alguns dos mais importantes documentos para a história da cidade, dispersos pelos arquivos locais e, na sua maioria, inéditos. Entre os vários documentos compilados pelo autor cabe destacar o chamado Regimentos da Cidade de Évora, incluído na primeira parte dos Documentos e que aqui, de novo, se apresenta, em conjunto com o original incluído no Arquivo Municipal de Arraiolos.
Sendo este último normalmente identificado como sendo uma cópia do primeiro, a publicação conjunta dos dois textos permite uma análise comparativa.

Da mesma forma a sua publicação conjunta e o estudo de alguns elementos internos contidos no texto relativo a Évora, nomeadamente no que se refere à identificação dos regedores mencionados, permitiu-nos rever a data proposta até agora para a sua nomeação.
A obra, agora editada pelo CIDEHUS, justifica-se, antes de mais, pela importância do documento em causa. Ao tratar-se de um dos poucos exemplares de Regimentos que conhecemos para o Portugal medievo, provavelmente elaborado no decurso das primeiras décadas do século XV, o seu texto é um reflexo concreto da crescente intervenção régia na organização, âmbito e alcance da ação dos diferentes membros da administração local e periférica, bem como em diversos aspetos da vivência quotidiana de uma cidade, desde a produção artesanal à comercialização regional da produção.
A obra está disponível em acesso aberto, na OpenEdition. 
  Consulte aqui...
Published in 13.06.2018