III Encontro Ibero-Americano de Turismo Rural

O III Encontro Ibero - Americano de Turismo Rural decorrerá entre 28 e 31 de outubro de 2018, na Universidade de Évora e na Escuela Superior de Hostelería y Agroturismo de Extremadura (Mérida).

| INTRODUÇÃO |

O encontro será promovido pela Alentejo de Excelência, pela Fundacion Ciudadania (Extremadura Espanhola), e pela Fundacion Alternativa (Panamá). Instituições às quais se juntaram a Universidade de Évora, através do CIDEHUS, a Universidade da Extremadura e a Escuela Superior de Hosteleria y Agroturismo da Extremadura (Mérida).
O encontro, que conta já com duas edições anteriores, tem-se afirmado como um espaço para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas em Turismo Rural na região. Procurando focar as questões relacionadas com a inovação na gestão de estabelecimentos de Turismo Rural, a internacionalização e o empreendedorismo social aplicado ao sector.
Esta iniciativa, levada a cabo por instituições e organizações da Extremadura, Portugal e América Central, visa criar espaços de encontro que contribuam para o desenvolvimento das comunidades rurais, e fomentar novas perspetivas baseadas nos princípios de qualidade e diferenciação.

| PAINEIS E TEMAS |

O encontro pretende abordar os seguintes temas:

Painel I: Evolução do Turismo Rural e Agroturismo nos Territórios Ibero-Americanos no século XXI:

- Conceito, origens e desenvolvimento do Turismo Rural.

- O papel da mulher como factor chave nas iniciativas de Agroturismo Ibero-Americano.

Painel II: Desenvolvimento Regional Sustentável através de Turismo Rural

- As alterações climáticas e o seu impacto no Turismo Rural

- O Turismo como ferramenta para o progresso socio-económico sustentável nos espaços rurais: casos de sucesso.

Painel III: A importância da Cooperação Turística

- O trabalho em rede entre os agentes para a melhoria dos destinos turísticos rurais

- Turismo Rural de Fronteira.

Painel IV: Diversidade nos Produtos de Turismo Rural

- Estratégias de comercialização conjunta entre países ibero-americanos

- Ferramentas de promoção turística dos espaços rurais

- Influencers e bloguistas: destinos rurais como tendência

Para mais informações sobre o Encontro e prazo de inscrições consulte o website do evento, aqui.

Consulte o programa provisório em anexo.

Organization: Alentejo de Excelência | Fundacion Ciudadania | Fundacion Alternativa | CIDEHUS- UÉ | Universidade da Extremadura | Escuela Superior de Hosteleria y Agroturismo da Extremadura
From 28.10.2018 to 31.10.2018
09:00 | Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora