CANDIDATURAS | Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist) | Ano lectivo 2018/2019 (1ª fase)

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist), para o ano lectivo 2018/2019 (1ª Fase).

Candidaturas até 15 de junho.

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas: o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa), o ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora. O programa teve início no ano letivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT. Em Portugal, o PIUDHist é o primeiro programa doutoral em História totalmente assente numa parceria inter-universitária. As instituições envolvidas partilham os seus recursos docentes, as suas instalações, as suas redes de contactos internacionais, os seus recursos bibliográficos, informáticos e outros, o que permite oferecer um programa de doutoramento verdadeiramente conjunto. Através de acordos com universidades estrangeiras, garante-se a presença regular de historiadores de renome internacional, estimula-se a inscrição ou estágios temporários de estudantes oriundos de qualquer país do mundo, promove-se a mobilidade dos doutorandos e a sua formação num contexto internacional. Os estudantes admitidos serão igualmente convidados, desde o primeiro ano, a inserirem-se nas linhas e projetos de investigação desenvolvidos nos laboratórios e centros de investigação das instituições parceiras (ICS-UL, CH-UL, CEHC-IUL, CEHR-UCP, CIDEHUS-UÉ). Com uma organização curricular inovadora, contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − dinâmicas sociais e estruturas políticas; instituições e desenvolvimento económico; impérios, colonialismo e pós-colonialismo; movimentos intelectuais e socioculturais – ultrapassando definitivamente a tradicional organização dos doutoramentos em História por especialidades vinculadas a períodos cronológicos. Favorece-se assim uma formação transversal e comparativa, articulada em torno de abordagens de média e de longa duração, que potencia a qualidade científica da formação e da investigação.

PIUDHist está aberto a candidatos de qualquer nacionalidade.

Número de vagas em cada edição: 15. São admitidos como candidatos os titulares de grau de mestre ou equivalente legal na área de História ou de qualquer outra área das Ciências Sociais e Humanas. A título excecional, podem ser admitidos como candidatos os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, desde que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e que apresentem cartas de recomendação que demonstrem a sua capacidade para a realização deste ciclo de estudos doutorais.

O preenchimento do formulário de candidatura  ao PIUDHIST é feito online (aqui) e deve ser acompanhado da documentação solicitada, designadamente:

• Curriculum Vitae
  • Certificados de Habilitação de Grau de Licenciatura e de Mestrado
  • Cópia do documento de identificação
  • Fotografia
  • Carta de motivação apontando as razões para a escolha do PIUDHIST
  • Apresentação geral do pré-projeto de doutoramento
  • Papers e publicações, incluindo a tese de mestrado, em pdf
  • Duas cartas de recomendação

A admissibilidade da candidatura é verificada pela Comissão Diretiva do PIUDHIST. Os estudantes admitidos deverão formalizar a sua inscrição no programa, após cada uma das fases de candidatura, até 15 dias após a informação dos resultados.

Para mais informações: http://piudhist.ics.ul.pt/pt/ | secretario.piudh@ics.ulisboa.pt

Published in 17.04.2018