Lançamento em Portugal da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA)
9h30 No Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

 

 

 

 

A iniciativa PRIMA consiste num dos mais recentes desenvolvimentos da Parceria Euro-Mediterrânica. Foi lançada na 2ª Conferência Ministerial Euro-Mediterrânea, a 4 de maio de 2017, em La Valeta, Malta, através da Declaração sobre Fortalecimento da Cooperação Euro-Mediterrânea através da Investigação e Inovação. É um programa de financiamento com a duração de 10 anos (entre 2018 e 2028) que agrega a soma global indicativa de 440 milhões de euros, divididos entre contribuições dos países participantes e da União Europeia, através do Programa Quadro para a Ciência e Inovação H2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os países participantes são Alemanha, Argélia, Chipre, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Malta, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia. No plano da sua agenda estratégica de investigação e inovação, a PRIMA centra-se nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos, com os seguintes pilares: gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo; sistemas agrícolas sustentáveis; e cadeia de valor alimentar nodesenvolvimento regional e local mediterrânico.

 

Este evento tem por objetivo apresentar esta parceria junto do público português, pré-anunciar os seus primeiros concursos para projetos de investigação colaborativa e apresentar experiências em curso de colaboração transnacional no plano euro-mediterrânico. A entrada é livre. Faça a sua inscrição https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-lancamento-em-portugal-da-parceria-para-a-investigacao-e-inovacao-na-regiao-mediterranica-prima-42671558781

 

Portal da FCT:

 

 

 

https://www.fct.pt/noticias/index.phtml.pt?id=299&/2018/1/Lan%C3%A7amento_em_Portugal_da_Parceria_para_a_Investiga%C3%A7%C3%A3o_e_Inova%C3%A7%C3%A3o_na_Regi%C3%A3o_Mediterr%C3%A2nica_(PRIMA)

 

 

 

https://www.fct.pt/apoios/cooptrans/artigo185/prima.phtml.pt

Published in 02.02.2018
Fonte: Investigar