X Jornadas da (In)formação
Comunicação de Ciência Aplicada às Ciências Sociais e Humanidades

No âmbito das atividades a desenvolver no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora - RGlpt “Literacias e Património Textual”, programa-se mais umas Jornadas da (In)formação, desta feita um Ciclo de Conferências/Grupos de Trabalho que visa uma abordagem, inicial mas consistente, dos nossos investigadores à área da Comunicação de Ciência.

A importância que estas competências têm numa altura, talvez não nova mas mais evidente, em que o investimento público na investigação científica espera que a sociedade tenha um retorno desse investimento, constatamos que os nossos investigadores, por muito diligentes que sejam, e são, atuam com um amadorismo que tende a tornar-se cada vez mais ineficaz.

Tratando-se de um ciclo, resulta de uma parte de sessões de exposição teórica, modelo de conferências, e outras mais práticas, no espírito do grupo de trabalho com discussão entre os participantes. Será atribuído certificado de frequência a quem assistir a 80% das sessões e comprovativos de presença nas efetivamente assistidas.

CONFERENCISTAS:

PEDRO COELHO DOS SANTOS sobre Comunicação e Interação com os Media

Pedro Coelho dos Santos é assessor do Conselho de Administração, foi responsável pela Comunicação e Relações Externas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e também consultor de comunicação da Direcção-Geral da Saúde, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro Hospitalar do Oeste. Licenciado em Ciências da Comunicação, frequenta atualmente o Mestrado em Guerra da Informação/Competitive Intelligence na Academia Militar. Participou em diversos cursos de Protocolo e Organização de Programas Especiais, Técnicas de Comunicação em Público e Direção e Liderança. No campo da assessoria de imprensa, foi Adjunto para a comunicação social da Ministra da Saúde do XIV Governo Constitucional, Diretor de Comunicação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Nacional de Emergência Médica. Enquanto jornalista, trabalhou no jornal diário “Público”, no jornal semanário “Euronotícias” e na revista semanal “FOCUS”, na área do jornalismo económico.

LUÍS VERÍSSIMO sobre Marketing e Comunicação de Ciência

Luís Veríssimo tem mais de 20 anos de experiência profissional ligada à comunicação, tendo tido como clientes marcas reconhecidas no mercado. É Senior Partner do Projeto Manhattan, a primeira central de planeamento estratégico, comunicação e marketing em Portugal. Licenciado em Relações Públicas e Publicidade e mestre em Curadoria de Arte Moderna, está neste momento a terminar o seu doutoramento em Comunicação Estratégica na NOVA FCSH. É atualmente docente no Mestrado em Marketing MBA/Mestrado Executivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

PAULO NUNO VICENTE sobre Técnicas e Práticas de Comunicação

Paulo Nuno Vicente é professor auxiliar na NOVA FCSH, onde coordena o iNOVA Media Lab, um espaço experimental dedicado à investigação, desenvolvimento e produção no campo da narrativa digital, da tecnologia e da inovação. Ao longo da última década, como jornalista e documentarista, tem realizado projetos no chamado “Sul Global”. É doutorado em Media Digitais com uma tese sobre o trabalho dos correspondentes internacionais na África Subsariana.

PROGRAMA:

13 de outubro - Marketing e Comunicação de Ciência – conferência

20 de Outubro - Comunicação e Interação com os Media – conferência

26 de Outubro –Técnicas e Práticas de Comunicação – conferência/grupo de trabalho

10 de Novembro - Marketing e Comunicação de Ciência - grupo de trabalho

20 de Novembro - Técnicas e Práticas de Comunicação – conferência/grupo de trabalho

HORÁRIO PREVISTO: 10:00 - 13:00 |14:00 -18:00

INVESTIGADORES RESPONSÁVEIS: Cláudia Sousa Pereira e Fernando Gameiro

TÉCNICA DE APOIO: Sónia Bombico

INSCRIÇÕES GRATUÍTAS | As inscrições deverão ser efectuadas, até ao dia 12 de Outubro, para o seguinte e-mail: sbombico@uevora.pt

Limite de nº inscrições: 20 participantes

Nota: poderão ser efectuadas inscrições em sessões individuais, até ao limite máximo de 30 participantes.

Organization: CIDEHUS | Universidade de Évora
At 13.10.2017