A Escola Gabriel Pereira em livro

A apresentação do livro será realizada por Cláudia Sousa Pereira, docente da Universidade de Évora e também investigadora do CIDEHUS e coincide com o encerramento do ciclo comemorativo dos 100 anos da Escola Gabriel Pereira.

O livro A Escola Gabriel Pereira, de autoria do investigador do CIDEHUS Fernando Luís Gameiro, será apresentado no próximo dia 26 de novembro, pelas 17h30, na Escola Secundária Gabriel Pereira.

A obra começa por estudar as origens e a evolução da Escola Industrial de Évora, logo batizada de «Gabriel Pereira» (1919). Além disso, também caracteriza os espaços que ocupou na cidade, identifica as estratégias e modos de atuar das lideranças e traça o perfil de professores, funcionários e alunos. Uma das particularidades do livro é a publicação de um conjunto de entrevistas, concedidas por três dezenas de atores educativos, diretores, professores, funcionários e alunos. As entrevistas abrangem um arco cronológico que medeia entre os anos de 1940 e a atualidade. Uma outra é a divulgação dos resultados de um inquérito aplicado a antigos alunos, no contexto da sua confortação com os resultados de um estudo idêntico realizado nos anos de 1970.

A edição em livro, que tem a chancela da Editora Colibri, foi patrocinada pelo CIDEHUS.UÉ, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, pelas Câmaras Municipais de  Évora, Viana do Alentejo e Portel, assim como por várias juntas de freguesia e entidades privadas.

As comemorações, com início em março de 2019, consistiram na implementação de um vasto programa de atividades que incluiu exposições, torneios desportivos, eventos culturais e a edição de publicações.

Organization: Fernando Luís Gameiro
From 26.11.2021 to 26.11.2021
17:30 | Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora)