O Atlântico Ibero-Americano: perspectivas historiográficas recentes
José Carlos Vilardaga - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

O Atlântico Ibero-Americano  (séculos XVI-XX)

Perspectivas historiográficas recentes – 2021

José Carlos Vilardaga

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Repartição Sul (1607-1612): espaço e experiência jurisdicional nas partes do Brasil durante a Monarquia Hispânica

Discussant: José Manuel Santos Pérez | Universidad de Salamanca

19 de Janeiro de 2021 – 16h00

Link ZOOM | ID reunião: 822 9643 3328 | Senha: 422431

RESUMO

A apresentação procura analisar a criação da Repartição Sul (1607-1612) – que ecoa uma primeira experiência de divisão ainda no século XVI –, pela qual as capitanias do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente passaram a ter um governo e uma jurisdição separados das partes do Brasil. De breve duração, a experiência deve ser vista como uma conjunção na qual a concessão de mercês, caminhou ao lado de rearranjos jurisdicionais da Monarquia Hispânica no reinado de Filipe III (Filipe II de Portugal), da conformação de espacialidades coloniais e das demandas econômicas dos domínios portugueses. Dessa forma, a Repartição Sul, além de responder a aspectos de uma história colonial compartilhada entre as três capitanias, coaduna-se sobretudo com as políticas territoriais e jurisdicionais adotadas na América Meridional na primeira metade do século XVII; e com os interesses de autoridades coloniais, grupos mercantis e elites regionais no trato das expectativas econômicas atreladas especialmente à mineração, ao apresamento indígena e ao comércio com o Prata.

Organization: CIDEHUS; Centro de História da Universidade de Lisboa; Univ. Autónoma de Lisboa/ CHAM, Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç); Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
From 19.01.2021 to 19.01.2021
16:00 | Evento virtual