1º Encontro Internacional da Rede de Investigação, Bibliotecas, Políticas e Leitura

O encontro, designado Saberes e Memória: Investigar, Ler e Sustentar tem como objetivo dinamizar a troca de ideias e experiências vivenciadas nas relações entre as comunidades profissionais e estudantis da informação e da ciência; sustentar a relação entre memória, documentação e disseminação dos saberes; dialogar e refletir sobre estes afazeres em interdisciplinaridade científica.

Este evento organiza-se na sequência dos Congressos internacionais ´Bibliotecas Públicas, políticas culturais e leitura pública, de iniciativa da Rede de Investigação "Bibliotecas, Políticas e Leitura" (RIBPL), foi decidido organizar os primeiros de 2 em 2 anos. Assim, também de 2 em 2 anos, mas em anos desencontrados, pretendemos organizar Encontros internacionais, como oportunidade para debate científico de questões relevantes nesse ano para o público e para a própria Rede.

O evento será virtual e transmitido pela  plataforma Zoom. A participação requer inscrição, gratuita, e está limitada ao número de vagas disponíveis.

As inscrições estão abertas neste formulário— disponível entre 28 de Setembro e 28 de Outubro.

Programa:

09h30 | Acolhimento dos/as participantes. Comissão Organizadora do Encontro.

10h00 – 10h20 | Abertura: Saberes e Memória. Investigar, ler e sustentar — Graça Capinha (CES / FLUC)

10h30 – 11h30 |

Painel 1: Biblioteconomia social — Coord. e comentadora Margarita Pérez-Pulido

Los instrumentos de análisis de la biblioteconomía social en el paradigma del desarrollo sostenible  — Chiara Faggiolani

Interpretar la Biblioteconomía social: historia, modelos, tendencias — Maurizio Vivarelli y Alberto del Fabbro (Universidad de Extremadura)

Pausa para café (20 minutos)

11h50 –12h50 |

Painel 2: Literacia da informação, saberes, colonialismo — Coord. Paula Sequeiros; Comentadora Sílvia Rodriguez Maeso

Literacia da Informação: economia da informação, democracia e conhecimento eurocêntrico — Paula Sequeiros (CES — Universidade de Coimbra)

Bibliotecas (de pesquisa) frente às “linhas abissais” — Edgardo Cavallero (Fundação Charles Darwin)

13h00 Pausa para almoço

14h30-15h30 | Painel 3:

Da investigação científica à edição — Coord. Nuno Medeiros; Comentadora Maria Paula Meneses

Editoras Universitárias na vanguarda da história: ciência, política e mercado em tempos de lutas (1960-2020) — Marisa Midori Deaecto (Universidade de São Paulo)

Edição de livros em universidades públicas brasileiras: uma visada atual — Aníbal Bragança (Universidade Federal Fluminense)

Pausa para café (20 minutos)

15h50 – 16h50 |

Painel 4: Textos e páginas para leitura digital — Coord. Cláudia Sousa Pereira; Comentadora Graça Capinha

A leitura na atual ecologia mediática: uma análise comparativa entre países — Emanuel Cameira (IHC — NOVA FCSH)

Textos e páginas para leitura digital: que propostas para a investigação? — Manuel Portela (CLP / FLUC)

17h20 | Encerramento dos trabalhos — Bruno Eiras (DGLAB)

Organização:

Paula Sequeiros e Maria José Paiva Fernandes Carvalho (CES — Universidade de Coimbra)
Cláudia Sousa Pereira (CIDEHUS — Universidade de Évora)
Margarita Pérez Pulido (Universidade de Extremadura)
Nuno Medeiros (IHC — NOVA FCSH / ESTeSL-IPL).

Organization: CIDEHUS — Universidade de Évora, CES - Universidade de Coimbra, IHC — NOVA FCSH / ESTeSL-IPL e Universidade de Extremadura
From 06.11.2020 to 06.11.2020
09:30 | Evento virtual