I Seminário Internacional sobre Ordens Militares e Cruzadas

Devido a problemas técnicos houve uma alteração na ordem das apresentações do último dia do evento, já corrigida nesta nota.

O I Seminário Internacional sobre Ordens Militares e Cruzadas será um evento inteiramente virtual e promovido pelo CIDEHUS, Goethe-Universität Frankfurt am Main, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Tocantins e Sociedad Latinoamericana de Estudios sobre Órdenes Militares y Cruzadas.

O evento será transmitido pelo YouTube no canal da Sociedade de Estudos: ordenes Militares e Cruzadas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20/10/2020:  19:00 - 19:30: Fundação da Sociedade Latino-americana de Estudos Sobre Cruzadas e Ordens Militares.

20:00 - 21:00: "O Pontificado de Inocêncio III e suas relações com a Ordem do Templo em Portugal: 1198-1216".

Conferencista: Dr. Fabiano Fernandes (Universidade Federal de São Paulo).
Moderador: Dr. Marcelo Cândido da Silva (Universidade de São Paulo).

Dia 21/10/2020:

14:00 - 15:00: "El gobierno del Consejo de Órdenes sobre las personas y la administración de su territorio en la España del siglo XVI".
Conferencista: Dr. Francisco Fernández Izquierdo (Instituto de Historia, Consejo Superior de Investigaciones Científicas).
Moderador: Dr. Esteban Greif (Universidad de Buenos Aires).

19:00 - 20:00: "A cruzada tardia: um programa de ação das ou para as Ordens Militares?".
Conferencista:  Dr.ª Paula Pinto Costa (Universidade do Porto).
Moderadora: Dr.ª Renata Cristina de Sousa Nascimento (Universidade Federal de Jataí / Pontifícia Universidade Católica de Goiás).

21:00 - 22:00:"Circulación de conocimientos y prácticas médicas en el Reino Latino de Jerusalén (1099-1187): un balance historiográfico".
Conferencista: Dr. Esteban Greif (Universidad de Buenos Aires).

Moderadora: Dr.ª Clara Almagro Vidal (Goethe-Universität Frankfurt am Main).

Dia 22/10/2020:

19:00 - 20:00: "Da História e dos Arquivos das Ordens Militares: os equívocos e os problemas".
Conferencista: Dr. Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve).
Moderador: Dr. Fabiano Fernandes (Universidade Federal de São Paulo).

21:00 - 22:00: "Ordens Militares e Reformas Religiosas na Baixa Idade Média em Portugal".

Conferencista: Dr. Saul António Gomes (Universidade de Coimbra).
Moderador: Dr. Fabiano Fernandes (Universidade Federal de São Paulo).

Dia 23/10/2020:

14:00 - 15:00:"Pobladores musulmanes en tierras de las órdenes militares durante la Edad Media: casos de la Península Ibérica".

Conferencista: Dr.ª Clara Almagro Vidal (Goethe-Universität Frankfurt am Main).
Moderadora: Dr.ª Fernanda Olival (Universidade de Évora; CIDEHUS).

19:00 - 20:00: "As grandes linhas do percurso das Ordens Militares na Época Moderna".
Conferencista: Dr.ª Fernanda Olival (Universidade de Évora; CIDEHUS).
Moderador: Dr. Igor Salomão Teixeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

21:00 - 22:00: "Resolução de conflitos e partilha de bens na Provença Oriental do Século XIII: os Templários e seus equilíbrios senhoriais".

Conferencista: Dr. Bruno Tadeu Salles (Universidade Federal de Ouro Preto).
Moderador: Dr. Dirceu Marchini Neto (Harvard University / Universidade Federal do Tocantins).

23:00 - 24:00: "O Imaginário de Cruzada na Península Ibérica Medieval".

Conferencista: Dr. Dirceu Marchini Neto (Harvard University / Universidade Federal do Tocantins).
Moderador: Dr. Bruno Tadeu Salles (Universidade Federal de Ouro Preto).

From 20.10.2020 | 15:00 to 24.10.2020