Interdisciplinary Workshop
DRAWING HERITAGE(S)

Decorreu na Universidade de Évora, sábado dia 28 de setembro de 2019, o Workshop Interdisciplinar “Drawing Heritage(s)”.

O encontro reuniu académicos, jovens investigadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. Permitiu a construção de pontes entre diferentes campos da ciência, entre os quais as artes, a antropologia, a arqueologia, as paisagens culturais e a história ambiental. O encontro foi pautado pela partilha interdisciplinar e contribuiu para a introdução de novas questões que se colocam à comunidade científica.
O workshop desenvolveu-se em torno de duas sessões temáticas: “On drawing and landscape: phenomenological perspectives” e “Between experience and epresentation, heritage and landscape”.

Com uma conferência intitulada “Drawing Proximity: Dwelling and Being Present”, Duncan Bullen (Universidade de Brighton) abriu a primeira sessão, dedicada às prespectivas fenomenológicas do desenho, exploradas através da arte, do urban sketching, da arquitetura e da antropologia. A sessão seguinte foi iniciada por Guillaume Blanc (Universidade Rennes 2), com uma comunicação intitulada “What landscape is protected, by who and for who? The Ethiopian case (1963–2019)“. Esta segunda sessão foi marcada pela apresentação de diferentes pontos de vista, desde a arqueologia, passando pelas artes e pela investigação em paisagem cultural. Foram explorados os conceitos de paisagem e património, e a ambiguidade dos seus significados e interpretações, com base na experiência e na representação.

 

 

O evento terminou com uma visita ao Cromeleque dos Almendres, no período da tarde. A visita ofereceu aos participantes a possibilidade de conhecer o monumento megalítico, assim como de desenhar in situ, enquanto refletiam acerca das palestras que decorreram durante a manhã.
Com o suporte da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Patrimónios InterligadosCIDEHUS e CHAIA, o workshop foi organizado por Nevena Tatovic, Shajjad Hossain e Monalisa Maharjan. O evento decorreu no âmbito do programa doutoral HERITAS — Estudos de Património, enquadrado no projeto de doutorado de Nevena Tatovic “Hearing Holy Landscapes: Heritage of Silence – Intangibility between Nature and Culture” (FCT - HERITAS PD/BI/142867/2018).
 

Saiba mais...

 

Published in 10.10.2019