Dia dos Monumentos e Sítios 2021 – PROGRAMAÇÃO CIDEHUS

Passados Complexos: Futuros Diversos é o tema do Dia dos Monumentos e Sítios 2021. O CIDEHUS responde ao desafio com webinários e vídeos entre os dias 16 de 20 de Abril, que serão transmitidos no Facebook e YouTube.

Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal promove no próximo 18 de Abril Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021. Celebrar esta efeméride tem como finalidade promover a reflexão de uma abordagem crítica ao universo dos patrimónios.

Passados Complexos: Futuros Diversos é o tema deste ano e convida-nos a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade. Igualmente dá nos a oportunidade para planearmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades - alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores de sociedades plurais.

 

O CIDEHUS responde ao desafio com webinários e vídeos sobre paisagens ambientais e sonoras, esculturas conhecidas em museus e escondidas em edifícios, patrimónios materiais e imateriais, dando-nos a conhecer parte da rica diversidade do que chamamos “património”. Entre os dias 16 de 20 de Abril, no Facebook do CIDEHUS ou YouTube será possível acompanhar estas sessões.

 

 

  • 18/04/2021 – 11h e 17h – Exibição do vídeo Figuras ocultas no passado renascem no presente: As esculturas de Évora (1830-1930), promovido pela investigadora María Zozaya. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUSYouTube do CIDEHUS.

 

  • 18/04/2021 – 12h e 18h – Exibição do vídeo Uma anta-capela, um olhar antropológico e um passeio de mota, promovido pelo investigador José Rodrigues Santos. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUSYouTube do CIDEHUS.

 

  • 18/04/2021 – 13h e 19h – Exibição do documentário Muralhas de Évora, promovido pelo CIDEHUS, com o investigador Fernando Branco. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUSYouTube do CIDEHUS.

 

  • 20/04/2021 – 16h PT | 14h CV – Webinário Sítio Patrimonial da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), coordenado pelo investigador José Filipe Silva. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUS posteriormente disponibilizado no YouTube do CIDEHUS.

 

Published in 14.04.2021
Fonte: CIDEHUS