News

09. Junho. 2017 - Porque importa estimular a investigação nesta área, o CIDEHUS associa-se ao Dia Internacional dos Arquivos com a publicação do e-book:

Da produção à preservação informacional: desafios e oportunidades / Nelson Vaquinhas, Marisa Caixas, Helena Vinagre (eds.) que poderá consultar na página do CIDEHUs na OpenEditionBooks

Published in 09.06.2017

A investigadora do CIDEHUS, Sónia Bombico, encontra-se esta semana (5 a 9 de Junho) no Museu de Sines. Trata-se de uma missão de estudo da colecção de ânforas provenientes das escavações das fábricas de preparados de peixe localizadas na área a Este do Castelo de Sines, resultantes das escavações dirigidas por José Miguel da Costa nos anos 60 do século XX. Esta intervenção enquadra-se no âmbito da recente parceria estabelecida entre o CIDEHUS (UÉvora), a Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional (UÉvora) e o Município de Sines, que conta com o precioso apoio logístico do CIEMAR (Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora).

Published in 08.06.2017

Estágios para estudantes do Secundário (do 10º-12º ano)

Inscrições a partir de 6ª feira, dia 9 de Junho, em:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estágios do CIDEHUS – em Évora:

- Investigar em História Contemporânea: ferramentas e métodos, de 3 a 7 de Julho

- Cartografar o passado: transforme dados históricos em mapas digitais!,  de 10-14 de Julho

Estágio do CIDEHUS – em Castro Verde:

- Museus + sociais: da comunidade local para as redes sociais, de 10-14 de Julho

From 09.06.2017 to 14.07.2017

Entre 15 a 26 de maio de 2017 decorreu na Universidade de Évora o terceiro curso de valorização profissional com o tema “Património Cultural e Especialização Inteligente”, coordenado pelo titular da Cátedra UNESCO, Filipe Themudo Barata. Participaram 13 alunos da Universidade Federal de Vila Viçosa (Brasil).

O curso teve por objetivo a troca de experiências que foram viabilizadas por meio de visitas técnicas a sítios protegidos, bem como por reuniões com profissionais da área, além de aulas, com o propósito de discutir alternativas para o desenvolvimento de uma economia da cultura sustentável numa cidade Património Mundial e numa região com grande consistência cultural.

No último dia do curso os alunos fizeram a apresentação dos trabalhos finais e receberam os certificados por parte da directora do CIDEHUS, Fernanda Olival.

Published in 01.06.2017
From 19.06.2017 to 20.06.2017
09:00 | Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo, Sala de Professores

Évora, 15.Maio.2017

No dia que tivemos conhecimento da morte do Professor Doutor Inácio Rebelo de Andrade, o CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades) relembra, com pesar, o seu primeiro diretor e homenageia a sua memória.

Published in 16.05.2017

The Call for Marie Curie Action Fellowships is opened for 2017. It is a great, international contest, which gives an important opportunity for researchers to move in a new country and develop their own project in cooperation with a local host centre and scholars.

From 04.05.2017 to 03.08.2017

Encontra-se aberta chamada para propostas para número “Varia” (n.º 9) da revista MIDAS e propostas de coordenação de dossiers temáticos para a revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, com publicação prevista para Junho de 2018 (n.º 10)

+ informações

From 02.05.2017 to 23.06.2017

CIDEHUS has a book collection called Fontes & Inventários that publishes historical sources editing or inventories of archives or libraries, with a particular focus on the sources, archives or bibliographic funds relevant for the study of Southern dynamics, namely those remaining in foreign institutions.

The collection has an international scientific committee and an editorial committee, as well as an individual assistant for the edition process. The e-books are published in the CIDEHUS publishing at the OpenEdition platform.

Once a year, CIDEHUS opens a call for book proposals to general academic community and not only to the members of our research center. This is the 2017 call, despite the publication of the books will not be ready before early 2018.

From 04.04.2017 to 15.06.2017

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 – uma) Bolsa de Gestão, Ciência e Tecnologia para Mestre, no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Projeto UID/HIS/00057/2013 - POCI-01-0145-FEDER-007702, financiado pela FCT/MCTES - OE

Área Científica: Comunicação de Ciência

From 11.04.2017 to 26.04.2017