News

Após a II guerra mundial, a historiografia renovou-se com o alargamento do seu quadro interpretativo e a multiplicação dos campos analíticos. Na década de 1980, a ideia de um “progresso contínuo” das civilizações é posta em causa e os modelos até então dominantes são contestados. Daqui decorreu a multiplicação de correntes e paradigmas analíticos. A paisagem historiográfica diversificou-se e tornou-se mais complexa. 

Em Portugal, o acompanhamento da evolução historiográfica estava condicionado à abertura permitida pelo Estado Novo, mas não se encontrava desligado das escolas historiográficas estrangeiras. Bolseiros e leitores, historiadores expatriados e historiadores estrangeiros serviram de mediadores e introdutores de diferentes linhas historiográficas. Após o 25 de Abril, o acesso direto a estas novas práticas historiográficas altera os modelos de intercâmbio. 

At 09.01.2024 | 10:00

Os seminários PhD Day visam divulgar a investigação realizada no âmbito do CIDEHUS, promovendo a discussão e o diálogo aberto entre os apresentadores e a audiência. Estes seminários oferecem aos participantes a oportunidade para apresentarem resultados de teses de doutoramento recentemente defendidas na área da História, em todas as cronologias.
Os seminários têm uma duração de 60 minutos e decorrerão em modalidade on-line.

At 18.12.2023
18:00 | Online
From 14.12.2023 to 15.12.2023
Palácio do Vimioso (Sala 205 e Anfiteatro 111)

Numa época em que a reflexão e a ação pela Paz são essenciais e urgentes, o Departamento de História da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora tem o prazer de convidar a comunidade académica para a inauguração da Exposição 'Celebrar a Paz', autorada pelos alunos dos cursos de Licenciatura e Mestrado associados ao Departamento de História, a realizar no dia 5 de dezembro, pelas 17h, no Colégio do Espírito Santo (Anfiteatro 131).

A exposição tem a coordenação geral de Mafalda Soares da Cunha e Ana Sofia Ribeiro e contou com o generoso apoio do CIDEHUS, CHAIA e IHC.

A inauguração contará com a presença da Magnífica Reitora da Universidade de Évora, do Sr. Diretor da Escola de Ciências Sociais, da Sra. Diretora do Departamento de História e de um representante dos estudantes-autores. 

A conferência de abertura será apresentada pela Sra. Embaixadora Ana Gomes, seguindo-se uma visita guiada pelos estudantes-autores à exposição, nos claustros do CES.

At 05.12.2023
17:00 | Colégio do Espírito Santo (sala 124)