Ep. 700 | Mafalda Soares da Cunha

Projeto RESISTANCE estuda os movimentos de resistência nos impérios português e espanhol entre 1500 e 1850.

Published in 24.10.2019

Decorreu na Universidade de Évora, entre os dias 16 e 18 de Outubro, o II Encontro Paisagem Sonora Histórica, organizado pelo CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e pelo Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, em parceria entre e o CIDEHUS-UÉ e com o apoio de um conjunto de outros centros de investigação (IHC-FCSH/CEHFCI-UÉ, CHAIA-UÉ, CHAM-FCSH/UNL, NOVA Lincs) e instituições (Câmara Municipal de Évora, EBORAE MVSICA, Igreja S. Francisco, Biblioteca Pública de Évora e MPMP-Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa).

Published in 24.10.2019
Colóquio Internacional - A Paisagem e o Património Secular do Vinho. Os Vinhos Históricos.

O colóquio visa debater a noção atual do território do vinho associado à sua memória secular, quer no que toca à sua identidade histórica, cultural, imaterial e material, cujos simbolismos têm vindo a evoluir com o passar do(s) tempo(s). Como se estabelece hoje essa fronteira entre o passado e o devir da memória vinhateira. De que falamos hoje, quando falamos do(s) património(s) histórico(s) do vinho?

At 09.11.2019
10:00 | Museu do Vinho de Alcobaça | Alcobaça | Portugal
From 06.11.2019 to 05.12.2019
15:30 | Auditório do Museu Nacional de Arte Antiga | Lisboa
4ª Série | Resistências: desafios de uma agenda historiográfica — 2019

Decorrerá, no dia 07 de Novembro, a conferência "Uma terra onde Vossa Majestade é nomeado, mas não obedecido”: António Vieira e o estatuto do Maranhão (1640-1680)" proferida por Marcello Loureiro (Universidade Federal Fluminense), no âmbito do Ciclo de Conferências "O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX)".

At 07.11.2019
ICS - Sala 2

Os “Guiões de Educação Género e Cidadania” da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) foram destacados pelo Conselho da Europa, como exemplos de boas práticas, no âmbito do projeto europeu ALL IN: Towards gender balance in sport.

Published in 11.10.2019
Interdisciplinary Workshop

Decorreu na Universidade de Évora, sábado dia 28 de setembro de 2019, o Workshop Interdisciplinar “Drawing Heritage(s)”.

Published in 10.10.2019
ÉVORA 2019

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) decorreu pela primeira vez em Évora, no dia 27 de setembro. Esta iniciativa tem por objetivo celebrar a Ciência e aproximar os investigadores dos cidadãos.

Published in 10.10.2019