News

At 23.02.2024
09:30 | Colégio do Espírito Santo (Sala 119)

PopNews é uma infoletter do Laboratório de Demografia - CIDEHUS, UÉ, que pretende tornar acessíveis ao leitor, académico ou não, os aspectos mais relevantes da demografia e da transformação sócio-demográfica.

Published in 16.01.2024

Com Luis Santos y Ganges (Universidad de Valladolid, Espanha)

 

 

At 17.01.2024
18:00 | Online

Após a II guerra mundial, a historiografia renovou-se com o alargamento do seu quadro interpretativo e a multiplicação dos campos analíticos. Na década de 1980, a ideia de um “progresso contínuo” das civilizações é posta em causa e os modelos até então dominantes são contestados. Daqui decorreu a multiplicação de correntes e paradigmas analíticos. A paisagem historiográfica diversificou-se e tornou-se mais complexa. 

Em Portugal, o acompanhamento da evolução historiográfica estava condicionado à abertura permitida pelo Estado Novo, mas não se encontrava desligado das escolas historiográficas estrangeiras. Bolseiros e leitores, historiadores expatriados e historiadores estrangeiros serviram de mediadores e introdutores de diferentes linhas historiográficas. Após o 25 de Abril, o acesso direto a estas novas práticas historiográficas altera os modelos de intercâmbio. 

At 09.01.2024 | 10:00

Os seminários PhD Day visam divulgar a investigação realizada no âmbito do CIDEHUS, promovendo a discussão e o diálogo aberto entre os apresentadores e a audiência. Estes seminários oferecem aos participantes a oportunidade para apresentarem resultados de teses de doutoramento recentemente defendidas na área da História, em todas as cronologias.
Os seminários têm uma duração de 60 minutos e decorrerão em modalidade on-line.

At 18.12.2023
18:00 | Online