Investigador do CIDEHUS – UE ganha uma bolsa Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC)ERC

Ricardo Agarez, investigador do CIDEHUS, professor do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora e membro do Conselho da European Architectural History Network, é o vencedor de uma bolsa Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de aproximadamente um milhão e meio de euros com o projecto “Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)”- ReARQ.IB.

A ERC Starting Grant atribuída ao professor Ricardo Agarez é uma das seis concedidas nesta edição a investigadores baseados em Portugal e uma de apenas três atribuídas, a nível europeu, a projetos no domínio da história da arquitetura e do ambiente construído. Esta é ainda a primeira vez que o ERC financia um projeto neste domínio em Portugal, em qualquer programa do Conselho (Starting, Consolidator, Advanced, Proof of Concept e Synergy Grants) desde a sua criação em 2007.

O projeto ReARQ.IB reconcilia comunidades em Espanha e Portugal com a sua “arquitetura de proximidade”: estruturas, conjuntos e bairros normalmente excluídos das histórias canónicas, perto do nosso dia-a-dia mas longe do nosso pensamento.

Tornar claro, inteligível e operativo o tecido genético deste ambiente construído é um primeiro passo em processos de decisão e gestão responsáveis e participados.

Enquanto a arquitetura contemporânea publicada é celebrada nos círculos profissionais de ambos os países, e mesmo por vezes publicamente reconhecida, as comunidades locais espalhadas pela Península Ibérica, incluindo muitos arquitetos, continuam a conhecer mal o seu próprio contexto edificado, que foi exponencialmente ampliado no século XX. Com uma atenção especial a edifícios de uso público e residencial – tipos dominantes, com interesse generalizado para as comunidades –, o projeto integrará informação detalhada e reflexão crítica em apoio de medidas de gestão e intervenção, desenvolvendo em paralelo o conhecimento científico e histórico sobre a arquitetura e o espaço urbano do nosso quotidiano. Este é um exercício de ciência aplicada como suporte da participação das comunidades na gestão do seu ambiente construído, reforçando a sua resiliência e sustentabilidade.

Published in 03.09.2020