CREATOUR - Um Projeto para o Turismo Criativo

O evento marca a fase final do projeto CREATOUR – Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais, a decorrer desde 2016. Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o projeto tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

O CREATOUR é um projeto de incubação e de investigação multidisciplinar que contribui para melhorar o conhecimento sobre o turismo criativo, bem como para catalisar parcerias/redes e capacitar o desenvolvimento de experiências de turismo criativo, em cidades de pequena dimensão e áreas rurais.
O projeto apoia atividades de turismo criativo desenvolvidas por projetos piloto, monitoriza e avalia os impactos dessas iniciativas. A rede CREATOUR conta com mais de 40 pilotos a nível nacional, constituída por empresas, associações e instituições públicas, em quatro regiões portuguesas, designadamente, Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Entidades que desenvolvem atividades ligadas às tradições culturais e aos recursos endógenos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios. O projeto promove a troca de experiências e boas práticas entre os projetos piloto, através de ações de formação, IdeaLabs, grupos focais, reuniões intersectoriais e workshops. Centra-se nas relações entre as organizações promotoras de turismo criativo, em modelos e estratégias para alianças transversais com o turismo e outros atores; assim como em orientações para autoridades locais e regionais.
Do projeto resultam inventários, relatórios de avaliação de impactos, análise de perfis de visitantes/turistas e um mapeamento cultural; assim como publicações que contribuem para a análise de boas práticas, para o estudo do turismo criativo em Portugal e para a sua comparação a nível internacional.

 

Esta 3ª Conferência Internacional do CREATOUR, organizada pela equipa da região do Algarve (CIEO [CinTurs]), Universidade do Algarve), contou com um showcase de turismo criativo, com a participação dos projetos-piloto.
Dedicada às “dinâmicas do turismo criativo”, com um foco especial na comunicação e na ligação dos turistas com as comunidades locais, através do turismo criativo, a conferência reuniu académicos e profissionais de relevo nesta área. Estiveram presentes mais de 130 participantes de 11 países diferentes: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Eslováquia, Holanda, India, México, Portugal, Roménia, Sérvia e Reino Unido.
Destacam-se os oradores principaisCharles Landry, especialista internacional e autor reconhecido em temas da imaginação e criatividade para a revitalização urbana e territorial (UK); Jafar Jafari, especialista, investigador e editor internacional, professor na Universidade de Wisconsin-Stout (EUA) e Presidente fundador do Tourism Intelligence Forum (Itália); Alexandra Gonçalves, investigadora integrada no CinTurs (Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being) e Professora Adjunta da ESGHT da Universidade do Algarve; e Nancy Duxbury, investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, investigadora principal do CREATOUR, especialista nas áreas da cultura, do desenvolvimento local sustentável e do mapeamento cultural.

 

Para além das várias sessões paralelas de discussão internacional, destaca-se, ainda: a antestreia do documentário CREATOUR, realizado por Nuno Barbosa; a apresentação da App creatour.pt – turismo criativo em realidade aumentada; a sessão especial sobre comunicação e parceiras com a participação de pilotos CREATOUR; e a sessão sobre marketing, promoção e maturidade para o mercado conduzida por Marie-Andrée Delisle, consultora de desenvolvimento de turismo para organizações públicas e privadas; e ainda a mesa redonda sobre marketing de experiências criativas, com diferentes atores da região algarvia.
Tiveram, ainda, lugar duas atividades pós-conferência, no dia 26 de outubro: "Papas casadas: do mercado à mesa" e “Loulé Criativo: tour and experience”, organizadas respetivamente pela Tertúlia Algarvia e pelo Loulé Criativo, ambos pilotos do projeto.

 

Na Universidade de Évora, O CREATOUR é desenvolvido no âmbito do Tourism Creative Lab do CIDEHUS-UÉvora, com uma equipa, inicialmente, liderada pela professora Ana Maria Ferreira e, atualmente, pela professora Noémi Marujo; composta, igualmente, pelos docentes Jaime Serra e Maria do Rosário Borges. Incluíram, também, a equipa as investigadores Sara Albino e Josefina Salvado.  
A região Alentejo conta com a participação de 10 pilotosCECHAP - Rota do Mármore do Anticlinal de EstremozNova Tradição - Oficinas têxteis de base artesanalCM Beja - Beja ExperienceCM Mértola - Caminhadas CriativasCM Reguengos de Monsaraz - Casa do BarroMARCA ADL - Saídas de MestreAtelier João Cutileiro - Pedra +VAGAR Walking Tours - Play ÉvoraCACO - Mãos de Cá; e Genuine Alentejo - Portugal’s Remarkable Tourist Experiences.
A rede de projetos piloto do Alentejo participou no conjunto de ações organizadas pela equipa da Universidade de Évora, entre as quais os IdeaLabs regionais e o “Tourism Creative Innovation Workshop”, realizado em Janeiro de 2018. Alguns dos pilotos marcaram, também, presença no “International Congress on Cultural Mapping: Linking Heritage (Tangible and Intangible) and Creative Tourism”, realizado de 29 a 30 de novembro de 2018, em Évora, coorganizado pela equipa do CREATOUR da região Alentejo (CIDEHUS-UÉ) e pela Cátedra UNESCO em “Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional” da Universidade de Évora.
Focado no desenvolvimento de estratégias e medidas de sustentabilidade pós-projeto, ao entrar na sua reta final, o CREATOUR deixa criadas as bases para a consolidação e fortalecimento das redes estabelecidas. 

Conheça melhor o projeto em creatour.pt

Published in 07.11.2019