1º Encontro da RECOPA decorreu na Universidade de Évora

Decorreu no dia 12 de julho, na universidade de Évora, o 1º Encontro RECOPA - Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo.

A manhã foi preenchida com três comunicações que versaram três importantes temas formativos para os parceiros da rede. Especialista em livro antigo, João Ruas fez uma introdução ao estado da arte dos fundos antigos das bibliotecas municipais do Alentejo, seguindo-se outras duas comunicações: Tiago C. P. dos Reis Miranda tratou as “marcas de proveniência em livro antigo” e Dália Guerreiro, apresentou os problemas inerentes à “digitalização de livro antigo". 
O período da tarde foi reservado à reunião da RECOPA, na qual os parceiros puderam fazer o balanço do trabalho desenvolvido e discutir perspetivas de colaboração futura.
A RECOPA tem como objetivo valorizar, promover, estudar e preservar, sob várias formas, coleções patrimoniais únicas e intrinsecamente relacionadas com a identidade cultural das respetivas comunidades alentejanas.
Agregando 14 bibliotecas municipais, a rede tem sido dinamizada graças ao Ciclo de Conferências Leituras a Sul, que desde 2016 decorre anualmente. 

 

 

As Leituras a Sul, atualmente na sua IV edição, têm permitido o diálogo entre investigadores, profissionais das ciências da informação e utilizadores das bibliotecas em torno do património textual do Alentejo.
O ciclo de conferências é uma iniciativa promovida pelo CIDEHUS, no âmbito do trabalho desenvolvido pela equipa de trabalho Literacias e Património Textual, sob a coordenação de Maria Filomena Gonçalves.
Realizadas em bibliotecas dos distritos de Portalegre, Beja e Évora, as Leituras a Sul dão a conhecer ao público em geral, e em particular aos utilizadores das bibliotecas municipais, as suas coleções patrimoniais, em especial fundos e obras pouco conhecidas das comunidades locais.
Em parceria com as bibliotecas da rede, as Leituras a Sul são organizadas por Maria Filomena Gonçalves, Armanda Salgado e Dália Guerreiro.

Saiba mais...

 

Published in 18.07.2019