II Edição | 2ª Sessão
Seminário Permanente de Património Industrial

Decorrerá, na FCSH-UNL, no dia 02 de Abril de 2019, a segunda sessão da segunda edição do Seminário Permanente de Património Industrial.

Esta sessão será moderada por Ana Paula Pires

Conferência:

O Vale do Ave em perspetiva: reflexão em torno de um itinerário de pesquisa sobre processos de (des)industrialização | José Virgílio Borges Pereira (Instituto de Sociologia da Universidade do Porto)

A presente intervenção propõe-se identificar as coordenadas de análise que têm estado subjacentes à dinamização de um conjunto de investigações sociológicas na região do Vale do Ave. Não obstante as particularidades das investigações realizadas, a reconfiguração do trabalho industrial em curso na região tem sido um objecto central no respectivo desenvolvimento. Procurando reconstituir o quadro de questionamentos subjacente às investigações realizadas, a presente intervenção é também um convite para procurar ver por dentro uma região que continua a persistir, com inevitáveis contradições, como um contexto industrial significativo no país.

Comissão Organizadora:

CIDEHUS-Universidade de Évora