PORTAL HPIP - Património de Influência Portuguesa

O Portal HPIP - Património de Influência Portuguesa resulta do projeto Património de Origem Portuguesa no Mundo: arquitetura e urbanismo desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, entre 2007 e 2012, sob a direção de José Mattoso.

O projeto teve como objetivo a publicação de três volumes, mais um de Índices, nos quais se compilava informação sobre o tema, composta sob a forma de dicionário de matriz geográfica.
A evolução levou à necessidade da sua adaptação ao digital, ultrapassando-se as limitações da obra impressa, permitindo um maior acesso do público e favorecendo o potencial de constante atualização dos conteúdos. Nos últimos meses, este portal foi migrado e recebeu importantes melhorias do ponto de vista informático.

Mesmo com uma vasta e qualificada equipa, não é possível cobrir a totalidade do planeta e manter o portal atualizado. Assim, pretende-se que o HPIP se transforme numa rede para o futuro.

Este foi o mote da conferência, realizada no dia 18 de Janeiro na Fundação Calouste Gulbenkian, no qual Guilherme d’Oliveira Martins (FCG) e Filipe Themudo Barata (CIDEHUS-UÉvora) apresentaram o HPIP como um portal com futuro. Seguiu-se uma mesa-redonda, moderada por Walter Rossa (U. Coimbra), que contou com a participação de Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS-UÉ), José Manuel Fernandes (U. Lisboa) e Renata Malcher de Araújo (U. Algarve).

Os dois eixos de desenvolvimento do projeto são a divulgação mais ampla e a reunião integrada de informação dispersa. Uma vez conjugados de forma eficaz, podem gerar sinergias em rede, em que a divulgação do portal estimule a colaboração e vice-versa.
Para atingir tais objetivos, o HPIP terá de funcionar como um portal público interativo da base de dados georreferenciada, na qual se concentre e administre toda a informação reunida. O portal parte dos conteúdo dos livros, que se espera sejam suficientemente atrativos e estimulantes para suscitar a participação de todos quantos pelo mundo fora queiram contribuir com conteúdos textuais ou gráficos (fotografia, desenhos, iconografia, etc.)
A conjugação de tudo isso produzirá a auto identificação da comunidade herdeira desses bens de influência portuguesa em diferentes partes do mundo, catalisando a sua salvaguarda, valorização, uso e desenvolvimento integrados.
O portal constituirá, decerto, uma ferramenta importante para a comunidade científica
. Assim será não apenas pela disponibilização de dados em acesso aberto, mas pela forma cruzada e integrada como estes surgem, graças à gestão proporcionada pelo sistema de informação com base geográfica (SIG) e pela atualização permanente da informação.
O HPIP é gerido pelo Conselho Executivo, composto por especialistas do meio académico-científico, entre os quais figura o professor Filipe Themudo Barata (CIDEHUS-UÉ). Assim como, pelos representantes das quatro universidades que celebraram o protocolo fundador do HPIP com a Fundação Calouste Gulbenkian – Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade Técnica de Lisboa.

Explore o portal...

 

 

Published in 30.01.2019