Webinário: Sítio Patrimonial da Ribeira Grande de Santiago

O Webinário Sítio Patrimonial da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), realizado sob a coordenação científica do investigador José Filipe Silva, em 20 de Abril às 16h PT | 14h CV, transmitido pelo Facebook do CIDEHUS em directo,

O Webinário Sítio Patrimonial da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), realizado sob a coordenação científica do investigador José Filipe Silva está inserido na programação de ações que celebram o Dia dos Monumentos e Sítios 2021, promovidas pelo CIDEHUS

A Ribeira Grande de Santiago foi o primeiro assentamento urbano erigido pelos portugueses a sul do Trópico de Câncer, na década de 1460. Em razão da sua localização geográfica, este Lugar de Memória teve um papel fulcral na História da Humanidade e de Cabo Verde. Como resultado desse reconhecido, em 2007, foi proclamada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e, em 2009, classificada como Património da Humanidade. Todavia, no que à gestão patrimonial do Sítio respeita, são visíveis algumas lacunas que obstam à sua plena fruição e inteligibilidade.

Neste webinário pretende-se diagnosticar esses problemas e apresentar propostas com vista a suprir as dissonâncias detetadas.

Com a coordenação científica e moderação do investigador José Filipe Silva,  participarão investigadores, decisores políticos, técnicos patrimoniais e um representante da população, dentre os quais destacamos algumas presenças já confirmadas:

• José Filipe Silva - Investigador CIDEHUS.UÉvora e da Cátedra UNESCO de Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional
  • João Carlos Brigola - Docente e Investigador CIDEHUS.UÉvora e Titular da Cátedra UNESCO de Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional
  • Filipe Themudo Barata - Investigador do CIDEHUS.UÉvora eTitular Emérito da Cátedra UNESCO de Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional
  • Henrique Coutinho Gouveia - Investigador Integrado do IHC - CEHFCi - UÉ
  • António Correia e Silva - Docente e Investigador Universidade de Cabo Verde
  • José Maria Semedo - Docente e Investigador da Universidade de Cabo Verde
  • Nélson Moreira - Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago
  • Cláudio Ramos - Gabinete de Gestão da Cidade Velha - Instituto do Património Cultural
  • Victor Lopes – morador da Ribeira Grande de Santiago

Este webinário ocorrerá em 20 de Abril às 16h PT | 14h CV e  será transmitido pelo Facebook do CIDEHUS em directo e, ficará disponível na secção de Vídeos desta rede social. Posteriormente será disponibilizado no YouTube do CIDEHUS.

Organization: CIDEHUS
From 20.04.2021 to 20.04.2021