Ciclo de Conferências | O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX)
4ª Série | Resistências: desafios de uma agenda historiográfica — 2019

Decorrerá, no dia 07 de Novembro, a conferência "Uma terra onde Vossa Majestade é nomeado, mas não obedecido”: António Vieira e o estatuto do Maranhão (1640-1680)" proferida por Marcello Loureiro (Universidade Federal Fluminense), no âmbito do Ciclo de Conferências "O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX)".

Depois do êxito da 1ª série de palestras que teve lugar entre 2005 e 2010, resolveu-se promover uma quarta série, a qual irá decorrer ao longo de 2019. Tal como sucedeu nos anos anteriores, as intervenções que compõem este ciclo inserem-se em projectos de investigação de carácter bastante diverso, mas têm em comum o reconhecimento da importância do espaço Atlântico como território de investigação historiográfica.

A 4ª série de conferências O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX) resulta da colaboração interuniversitária que, nos últimos anos, as entidades organizadoras estabeleceram com as universidades de onde são provenientes os vários conferencistas.

Reunindo reputados especialistas internacionais, este programa de conferências logra diversificar pontos-de-vista sobre a temática em análise, integrando tanto abordagens de ordem conceptual e metodológica, como a apresentação de resultados de investigações empíricas. Deste modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, em especial, da sua dimensão Ibero-Americana.

 

ORGANIZAÇÃO:

Graça Almeida Borges (CIDEHUS / UÉ)
Isabel Corrêa da Silva (ICS / UL)
José Damião Rodrigues (FL / UL)
Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS / UÉ)
Roberta Stumpf (CHAM)

 

 

Organization: CHAM-FCSH/NOVA/ UAc | ICS-UL |CIDEHUS-UÉ | CH-FLUL
At 07.11.2019
ICS - Sala 2