Arquitetos de Lisboa foram tema de curso livre co-organizado pelo CIDEHUS

Decorreu entre 2 de maio e 5 de junho, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), o primeiro módulo do 2.º curso livre Arquitetos de Lisboa (anos 20 do século XIX-Anos-50 do século XX). 

 

Esta iniciativa, com a organização e apoio do CIDEHUS-UÉ, da Câmara Municipal de Lisboa, do CIUL e da Fundação Calouste Gulbenkian, e financiamento da FCT, teve seis sessões, cada qual com duas palestras. 

De Malaquias Ferreira Leal a Porfírio Pardal Monteiro, passando por Pierre-Joseph Pezarat, Domingos Parente da Silva, José Luiz Monteiro, Frederico Ressano Garcia, Ventura Terra, Norte Junior, Raul Lino, Cottinelli Telmo, Cassiano Branco e Cristino da Silva, procurou-se promover a aproximação dos cidadãos à arquitetura e aprofundar o conhecimento das obras mais emblemáticas dos referidos arquitectos, que indelevelmente marcaram a cidade de Lisboa no período indicado. Para tal, contou-se com a colaboração de reconhecidos especialistas provenientes do mundo académico e de distintas instituições, como a Universidade de Évora (CIDEHUS e CHAIA), a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (CIAUD), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA) e o ISCTE (DINAMIA'CET-IUL), para além do Município de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Grupo Amigos de Lisboa e do INTBAU.

A coordenação do curso esteve a cargo de Paulo Batista, investigador do CIDEHUS. Esta iniciativa terá continuidade com um segundo módulo, entre Setembro e Outubro, cujo programa será divulgado brevemente. 

Saiba mais...

 

Published in 18.06.2019