Conferência Internacional marca final da segunda fase de estudo sobre a História da Indústria dos Mármores

Vila Viçosa recebeu, nos dias 30 e 31 de maio, a Conferência Internacional “Os mármores do Alentejo 2000 anos de memória e património”. 

Esta conferência marca o final da segunda fase do estudo PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores, desenvolvido pelo CECHAP- Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, no qual o CIDEHUS é parceiro.

Esta segunda fase do PHIM foi dedicada ao estudo “Mármores do Alentejo - 2000 mil anos de história”. Abordaram-se, através de um conjunto de comunicações de especialistas, várias temáticas pertinentes para este sector, desde a história ao património, passando pela paisagem, os seus impactos e os desafios presentes e futuros desta importante indústria do Alentejo.

 

No primeiro dia de conferência, os painéis temáticos incluíram a apresentação de estudos sobre os mármores em época romana, moderna e contemporânea. O segundo dia foi dedicado às oportunidades para um desenvolvimento sustentado da indústria dos mármores e à valorização da paisagem cultural a ela associada. O encontro culminou com uma mesa-redonda dedicada ao tema “Os mármores portugueses. Qual o seu futuro na economia?”.

Por ocasião da conferência, foram lançados dois volumes que resultam da investigação realizada: 
Mármore 2000 anos de História | Volume I - Da Antiguidade à idade Moderna André Carneiro, Clara Moura Soares e Vítor Serrão (Coord.)
Mármore 2000 anos de História | Volume II - A Evolução Industrial, os seus agentes económicos e a aplicação da Época Contemporânea - Ana Cardoso de Matos e Daniel Alves (Coord.)

O estudo sobre a História da Indústria dos Mármores, que decorre desde 2012, viu a sua 2ª fase (2017-2019) apoiada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo 2020, com a Referência ALT-08-2114-FEDER-000077. 

Saiba mais...

 

Published in 05.06.2019