Congresso Internacional
"O Montado no Desenvolvimento Rural do Sudoeste Peninsular"

Realizou-se nos dias 21 e 22 de setembro o Congresso Internacional "O Montado no Desenvolvimento Rural do Sudoeste Peninsular".

O primeiro dia de trabalhos decorreu no Auditório do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, e o segundo dia no Observatório do Sobreiro e da Cortiça de Coruche. Os dois municípios aliaram-se ao CIDEHUS-UÉvora e à Universidade da Extremadura para a realização deste encontro. A Cátedra UNESCO em "Património Imaterial" da UÉ, o Instituto Politécnico de Portalegre e o OCICEX (Observatorio del Corcho Estremeño) foram igualmente parceiros do evento. 

O orador convidado, Fernando Pulido (INDEHESA/U. Extremadura), promoveu a discussão entre os participantes com uma comunicação sobre os modelos de gestão dos montados no sul peninsular, intitulada "Conflicto y sinergia: el reto de la gobernanza en la dehesa española". 
No decurso do encontro foram apresentadas 34 comunicações que abarcaram temas transversais e se distribuíram por painéis dedicados ao Turismo, Economia, História Económica e Social, Arqueologia, Património Cultural e Inovação para a gestão sustentável do montado.  
O congresso incluiu, ainda, uma visita à unidade de produção de aglomerado de cortiça expandida Sofalca, Lda.  Assim como, uma mesa-redonda, no fim do segundo dia de trabalhos, dedicada ao tema da "Sustentabilidade económica do Montado", que contou com a participação de representantes da  APCOR e da UNAC.

O encontro fomentou a discussão científica e social, permitindo aprofundar o conhecimento do Montado enquanto ecossistema produtivo, no qual se desenvolvem atividades produtivas e de lazer, associadas ao turismo, que permitem não só a sustentabilidade ambiental e económica, mas também a fixação de populações em meio rural. Com os olhos postos no futuro, refletiu-se sobre o passado e o presente dos montados e a sua relação com as populações rurais do sudoeste peninsular ao longo da História

 

Consulte a galeria de fotos, aqui

Published in 24.09.2018