Editado o nº5 da coleção Fontes & Inventários

Acaba de ser editado, sob a direção de Maria Filomena Barros, o nº5 da coleção Fonte & Inventários intitulado O Livro das Posturas Antigas da Cidade de Évora.

Em 1466, quando Fernão Lopes de Carvalho ocupou a escrivaninha do concelho, foi-lhe dado encargo de tresladar documentação pretérita da câmara da cidade de Évora. Nasce, assim, o posteriormente designado Livro das Posturas Antigas, que, em 1662, Francisco Cabral de Almada, outro escrivão da câmara, "reduziu a livro", compilando os cadernos do seu antecessor.
O códice, publicado parcialmente por Gabriel Pereira, encontra agora a sua formulação integral. Abarca principalmente cópia de atas da vereação da última metade do séc. XIV, de que resultaram as normas impostas pela cidade, ou seja as posturas propriamente ditas.

Embora com falhas de alguns cadernos, perdidos entre o séc. XV e o XVII, este constitui-se como um texto fundamental na inteligibilidade da Cidade Medieval. Através das deliberações camarárias, cruzam-se os seus diferentes protagonistas – mulheres e homens, cristãos, muçulmanos e judeus -, expressam-se relações sociais e políticas, definem-se actividades económicas, descrevem-se técnicas, estabelecem-se preços, nomeiam-se espaços – sente-se, enfim, o pulsar vivo do quotidiano da urbe e do seu termo em finais do séc. XIV

A obra está disponível em acesso aberto, na OpenEdition. 
 

Consulte aqui...

Published in 28.06.2018