Lançamento de Livro
Arborização contra cheias tempestades e marés. Política de águas e de florestas em Portugal (1834-1886)

Decorrerá, no próximo dia 14 de Março, na Universidade de Évora, a apresentação do livro "Arborização contra cheias tempestades e marés. Política de águas e de florestas em Portugal (1834-1886)" da autoria de Cristina Joanaz de Melo

 

 

A apresentação estará a cargo de Ana Cardoso de Matos, docente da Universidade de Évora e membro da direcção do CIDEHUS. 

 

Sinopse:

Arborizar Contra Cheias e Marés 1834-1886. Políticas de água e de floresta em Portugal  trata a génese do modelo público de ordenamento do território,  a partir do estudo integrado  da gestão pública de águas e de florestas. 

No século XIX, políticas de água e floresta eram uma não-questão. A gestão da água não existia como problema e as políticas de arborização resultaram apenas da necessidade de conter inundações fluviais e marítimas.

O imperativo evoluiu do garantir o socorro mútuo posterior à catástrofe para a prevenção da ocorrência de calamidades públicas. A escassez de carvão e a falta de madeiras para construção não teve qualquer eco nessa decisão, muito menos os fogos florestais.

Foi por via da tentativa de minorar o impacto daqueles fenómenos no território que a decisão política foi tomada nos anos 80 do século XIX, não obstante que desde a década de 30 os defensores de medidas preventivas tivessem alertado para a questão no Parlamento.  

 

 

Organization: IHC - Instituto de História Contemporânea | CIDEHUS - UÉvora
At 14.03.2018
17:00 | Sala dos Docente do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora
Attachments