Seminário de Apresentação da 2ª Fase do Projecto PHIM

Nos dias 22 e 23 de Setembro realizar-se-á o Seminário PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores, 2ª Fase: Uma abordagem plural, no seguimento da implementação da segunda fase do projecto, sob o tema: Os mármores do Anticlinal Alentejano - 2000 anos de memória e património", no qual o CIDEHUS é parceiro. 

O projecto PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores teve início em 2012 com o estudo de inventário do património e história da actividade industrial de extracção e transformação dos mármores cristalinos nos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa no período entre 1850 e 1986.

Pretende-se agora definir um plano estratégico que seja uma extensão do projeto anterior e se constitua como uma segunda fase, agora com uma nova abordagem de trabalho, que procure sistematizar novas problemáticas de estudo, possibilitando a criação de novos conteúdos e formas de comunicação diversificadas, incentive a concretização de novas fruições culturais que possibilitem acréscimos dos públicos existentes e a conquista de novos públicos.

Este novo projeto tem como objetivo principal estudar e promover os mármores do Anticlinal Alentejano, como fonte de valorização do património da região e principalmente como fonte de promoção do património cultural da região.

Este objetivo pode ser desdobrado nas seguintes metas:

–        Contribuir para o conhecimento da evolução histórica dos mármores do Anticlinal Alentejano abarcando o período do Império Romano e os séculos XVI a XIX.

–        Criação de meios multimédia de apoio à interpretação do Anticlinal que possam dinamizar e tornar mais atrativa a promoção deste património cultural da região.

–        Criar conteúdos com informação destinada a sinalização paisagística e cultural, com informação de localização, orientação e de interpretação que melhorem a qualidade das visitas de turistas.

–        Divulgação e disseminação de resultados do projeto.

–        Acréscimo de públicos na região.

Mais informações

Organization: CECHAP (Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património)
From 22.09.2017 to 23.09.2017
11:00 | Alentejo Marmòris Hotel | Vila Viçosa
Attachments