Congresso Internacional
O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular

Decorrerá, nos dias 21 e 22 de setembro de 2018 em Ponte de Sor e Coruche, o Congresso Internacional "O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular".

Descrição:

As regiões do Sudoeste Ibérico partilham, desde há séculos, uma forma peculiar de floresta mediterrânica, a qual constituiu a base principal dos recursos económicos, sociais e identitários: o montado. Neste conflui uma multiplicidade de aproveitamentos agrários, pecuários e silvícolas sobre os quais se forma uma grande parte do rendimento e do emprego existente nas referidas regiões; sendo, portanto, a exploração eficiente destes aproveitamentos um fator determinante para o seu desenvolvimento e dos respetivos habitantes. O Congresso “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular”pretende ser um fórum de debate científico e social, que permita aprofundar o conhecimento do Montado enquanto ecossistema produtivo, no qual se desenvolvem atividades produtivas e de recreio que permitem não só uma sustentabilidade ambiental e económica adequada, mas também a fixação de populações em meio rural.

O congresso irá desenvolver-se em torno de diferentes sessões dedicadas aos temas:

+ História económica e social do montado e dos seus recursos.

+ Arqueologia, História e Património Cultural do montado e do meio rural a ele associado.

+ Atividades empresariais e economia do montado e dos seus aproveitamentos.

+ Inovação na exploração de recursos do montado.

+ Turismo e outras formas de desenvolvimento rural sustentável nos territórios de montado.

Comissão Organizadora:

• Francisco Manuel Parejo Moruno (Unviversidad de Extremadura)
  • José Francisco Rangel Preciado (Universidad de Extremadura)
  • Sónia Bombico (CIDEHUS | Universidade de Évora)
  • Carlos Manuel Faísca (Municipio de Ponte de Sor e Universidad de Extremadura)
  • Ignacio García Pereda (OCICEX e CIDEHUS/UÉ)
  • Gonçalo Cabecinhas (Município de Coruche)

Instituições Organizadoras:

• CIDEHUS - Universidade de Évora e Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da UÉvora
  • Universidad de Extremadura
  • Instituto Politécnico de Portalegre
  • Município de Ponte de Sor
  • Município de Coruche
  • Observatório do Sobreiro e da Cortiça
  • OCICEX (Observatorio del Corcho Extremeño)

Para mais informações: montado.conference@gmail.com

O acesso é livre, até à lotação das salas, e não carece de inscrição prévia.

From 21.09.2018 to 22.09.2018
09:00 | Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor | Observatório do Sobreiro e da Cortiça (Coruche)