CREATOUR – PRESS RELEASE | 01/03/2017
Projetos Selecionados na 1.ª Chamada de Projetos Culturais/Criativos no âmbito do Projeto CREATOUR

Vimos por este meio divulgar os projetos selecionados para desenvolver e implementar iniciativas ou projetos de turismo criativo, colaborando com investigadores da área, no âmbito do projeto de CREATOUR (por favor, consultar tabela em anexo).

A chamada foi dirigida a diversas organizações, entidades públicas e privadas, entidades do terceiro sector, profissionais das artes, da cultura e do turismo, localizadas nas regiões Norte, Centro, Alentejo, e Algarve, que pretendessem desenvolver e concretizar projetos na área do turismo criativo, em cidades de pequena dimensão e zonas rurais do país e fazer parte do projeto CREATOUR entre 2017 e 2019.

Das 138 candidaturas recebidas foram selecionadas as 5 que mais se destacaram em cada região, de acordo com os seguintes critérios de seleção: i) valor cultural das actividades propostas; ii) natureza criativa das atividades propostas; iii) capacidade de atração turística; iv) impacto dos projetos em termos de desenvolvimento comunitário; v) diversidade e enfoque das propostas; vi) e capacidade de comprometimento para trabalhar com a equipa de investigação durante o projeto. A cada uma das entidades selecionadas será atribuído um apoio pela participação no projeto de investigação, no valor de 2.000 EUR. Uma nova chamada de projectos será lançada em setembro de 2017.

Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra o projecto CREATOUR tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O objetivo geral do CREATOUR é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas. Entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo. Neste contexto, o CREATOUR visa produzir recomendações políticas, dando especial atenção à interação em cluster e à colaboração em rede como opções fundamentais para o desenvolvimento continuado.

De destacar que o projeto CREATOUR vai permitir promover o conhecimento dos sectores criativo/cultural e turístico nas cidades de pequena dimensão e zonas rurais de Portugal; catalisar o desenvolvimento de uma rede de 40 ofertas de turismo criativo; conceber o desenvolvimento profissional e eventos de co-aprendizagem através de IdeaLabs regionais e nacionais; avaliar o desenvolvimento, receção e impactos dos projetos pilotos de turismo criativo; organizar três conferências internacionais anuais; e desenvolver cursos de formação avançada e uma série de publicações direcionadas a investigadores, profissionais e agentes envolvidos na formulação de políticas.

A primeira conferência internacional “The State of the Art in Creative Tourism: Leading Research | Advanced Practices | Future Trajectories”, desenvolvida pelo CREATOUR decorre em Coimbra, nos dias 1 e 2 de junho de 2017, é aberta ao público em geral.

Mais informações sobre o CREATOUR em: http://www.ces.uc.pt/creatour/

Published in 06.03.2017